2 em cada 3 portugueses têm falta de vitamina D. Em habitantes dos Açores, esse valor sobe para 82%. Estas são as conclusões de um estudo* que envolveu uma amostra de 3092 adultos. Este indica também que no Inverno, apenas 2 em cada 10 portugueses apresenta níveis normais de vitamina D. Este facto é altamente desvalorizado no nosso pais - como e porquê, não sei...
O défice desta vitamina esta correlacionado com dores musculares e articulares, cãibras, alterações de humor e osteomalacia (tendência a fraturas ósseas) - sintomas que podem ser revertidos quando há reposição da vitamina .
Existe também uma associação entre a prevalência do défice e da gravidade de doenças como a insuficiência cardíaca, hipertensão, doenças inflamatórias/autoimunes e outros tipos de infeções.
Pessoalmente tomo suplementação de Vitamina D, pois sei que não obtenho suficiente quantidade no meu dia-a-dia. Antes que me perguntem qual é que tomo, cliquem AQUI. Quem quiser encomendar, use o código ISI15 para ter 15% de desconto.
Se precisarem de mais informações, entrem contacto por email ou no chat.
*Prevalence of vitamin D deficiency and its predictors in the Portuguese population: a nationwide population-based study em Archives of Osteoporosis Journal
Comentarios