top of page
  • Foto do escritorSara Isidoro

Ayurveda - O que é e como te pode ajudar?



A medicina Ayurvédica ou Ayurveda, nasceu há milhares de anos (algumas fontes defendem que foi há cerca 7000 anos), na Índia. A palavra significa Conhecimento (veda) da Vida (ayur).

A Ayurveda é baseado na crença que a saúde e bem-estar dependem do delicado equilíbrio entre o corpo, mente e espírito. O seu objetivo é promover a saúde e não "derrotar a doença" ou apenas combater os seus sintomas. Nesta ciência acredita-se que tudo está ligado, e que tanto a natureza que nos rodeia, como nós próprios, somo constituídos por cinco elementos básicos (Pancha Maha Bhutas): ar, água, terra, fogo e espaço/éter . Estes elementos são combinados de formas diferentes em cada indivíduo, criando assim três biótipos principais, chamados Doshas: Vata (espaço e ar), Pitta (fogo e água) e Kapha (água e terra). Todos temos os 3 Doshas presentes, no entanto, manifestam-se com "forças" diferentes. Normalmente existe um Dosha com uma maior presença.


Cada Dosha apresenta determinadas característica físicas e psicológicas que quando não respeitadas podem trazer desequilíbrios. Estes podem ser corrigidos através da prescrição de hábitos, atitudes, tratamentos e alimentação, adequados para o Dosha em desequilíbrio. Quando não corrigidos, os mesmos somatizam e transformam-se em doenças. Para que percebam melhor: sintomas de um Dosha Vata desequilibrado poderão ser a manifestação de medo, ansiedade e preocupação. Se não for reequilibrado, poderão tornar-se em problemas na zona abdominal e musculares, tais como: ciática, obstipação, rigidez muscular, dormências, secura na pele, insónia, etc. Já um Dosha Kapha em desequilíbrio poderá levar a problemas de obesidade, diabetes, letargia, entre outros.

Nas minhas consultas poderá descobrir qual o seu Dosha, se há algum desequilíbrio e como corrigi-lo. Mais informação aqui, através do email isilifept@gmail.com ou em mensagem privada no Instagram


Abaixo ficam umas ilustrações muito bonitas que encontrei no site http://www.yogamadriguera.cl/, com algumas características de cada Dosha para vos aguçar a curiosidade:








file0.jpg.jpeg

Sara, viajeira de corpo & mente, apreciadora de comida saudável (e da outra também) & de tudo o que é bom na vida. 

Blogger & Fisiologista do Exercício, PG Nutrição Clínica

bottom of page